quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Histórico da Igreja e Testemunho dos fundadores Edivaldo e Zelda

Testemunho dos irmãos fundadores da igreja: Edivaldo e Zelda

Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós. Filipenses 1.2

No ano de 1974 tive o prazer de conviver e participar de trabalhos na Igreja Metodista na Gamboa, próximo a Central do Brasil e Igreja Metodista em Cascadura, depois prosseguindo a caminha da fé na Igreja Metodista na Taquara em Jacarepaguá/RJ. Algumas pessoas que nos ajudaram na fé foram a irmã Paula, o Pr. José de Freitas, Pr. Aristotelino Mendes, Pr. Pedro Josgrilberg e Pr. Geroge Lessa.

Voltamos para Medina no ano de 1981 e visitamos algumas igrejas, mas ficamos congregando na Igreja Presbiteriana do Brasil. Tivemos muito irmãos, amigos e pastores que nos amamos muito. Mas com nosso coração voltado par amo metodismo esperamos no Senhor Jesus até que veio o 1º Passa Macedônia em Medina em julho de 1999 quando firmamos nossa comunidade de fé onde estamos até hoje pela misericórdia de Deus.

Histórico da Igreja

A história da Igreja Metodista em Medina começa na década de 1970 quando o casal medinense Edivaldo Aguilar Franca e Zelda Souza Rocha Franca se mudaram para o Rio de Janeiro e lá aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e conheceram a Igreja Metodista. Quando voltaram para Medina em 1981 trouxeram consigo o sonho da fundação do metodismo na cidade e esperaram perseverando no Senhor.

O sonho se realizou em 19 de julho de 1999, ocasião em que aconteceu na cidade o 2º Projeto Missionário Passa Macedônia, um evento social evangelístico que deixou aqui a Igreja Metodista organizada como campo missionário.

Durante estes 10 anos foram pastores da comunidade: Pr. Laércio Rodrigues Santana (1999) que vinha de Teófilo Otoni atender a comunidade, Sebastião Fragoso (1999), Pr. Leonardo, que vinha de Pedra Azul (2000), Pra. Nair Sabina (2001-2003), Pra. Maria Rosa Cardoso Alves (2004-2007) e agora o Pr. Welfany Nolasco Rodrigues (2008 ...).

A primeiro membro batizada e recebida na igreja foi a irmã Tânia Mara Meirelles Silva que tão logo assumiu o compromisso com a obra de Deus começou a trabalhar e até hoje exerce a função de tesoureira da igreja local.

Desde a fundação da Igreja Metodista em Medina, um grande desafio para a comunidade era a construção do primeiro templo metodista no Vale do Jequitinhonha e com o apoio do Bispo Roberto Alves de Souza e da 4ª Região Eclesiástica este sonho começou a ser realizado com a aquisição de três lotes no dia 21 de Agosto de 2007.

Dando continuidade ao propósito, no culto de encerramento do 38º Concílio Regional em 18 de Novembro de 2007, o bispo Roberto desafiou a Quarta Região a se unir para construir um templo em Medina e para ilustrar isso, durante o ofertório distribuiu um tijolinho com a conta bancária para contribuição.

O sonho se difundiu pela região e o povo não só contribuiu, mas veio a Medina para participar desta obra. A oportunidade foi o 11º Projeto Missionário Passa Macedônia que aconteceu durante os dias 20 a 25 de Julho de 2008, reunindo irmãos de toda a 4ªRegião Eclesiástica (Minas Gerais e Espírito Santo). Nesta oportunidade marcante foi lançada a pedra fundamental da Igreja em 21 de Julho de 2008. E naquele mesmo momento o povo começou a trabalhar e um muro de 60m de comprimento foi erguido pelo povo metodista. Com a visão do crescimento missionário, mais dois lotes foram comprados dia 23 de julho de 2008 aumentando a área pra 1500m², diante do desafio feito pelo bispo Roberto ao reunir com lideranças presentes.

Além disso o impacto evangelístico na cidade foi muito marcante abrindo inúmeras portas para a pregação do evangelho e deixando várias pessoas com experiências com Deus.

A construção teve continuidade e foi feita a base e colocada a estrutura metálica como era a visão do projeto. E então no dia 30 de Setembro, a Igreja de Medina foi desafiada a trabalhar para conseguir 10.000 tijolos para erguer as paredes do templo. A primeira contribuição foi de uma criança levando dois tijolos nas mãos para o culto. Desde então a ajuda veio de inúmeros lugares principalmente de pessoas da cidade e de irmãos metodistas da região. Em três meses as paredes foram totalmente erguidas e em seguida foi feito o reboco externo.

Graças a Deus neste dia 17 de Outubro de 2009 inauguraremos nosso templo para o louvor do nosso Deus.