domingo, 17 de março de 2013

1° seminário Cristão de Meio Ambiente.

O 1° Seminário Cristão de Meio Ambiente com o tema LIXO x RESÍDUOS aconteceu na Igreja Metodista Canaã em Além Paraíba/MG no sábado dia 16 de março de 2013. O evento contou com a participação de 109 pessoas que assinaram a lista de presentes. Este trabalho social envolveu vários setores e instituições da cidade mobilizando a comunidade local e a igreja.

O Rev. Welfany Nolasco, pastor da igreja local, presidiu o evento contando com apoio do Gestor Ambiental Fabrízio Faria que compôs a mesa do Seminário juntamente com o voluntário da ACRAP Pedro Monte, Renato Miranda da Defesa Civil e o Secretário Municipal de Obras Levindo Dias.

Fabrízio Faria, gestor ambiental fez a Justificativa do Seminário baseado no artigo 225 da Constituição Federal que fala sobre o Meio Ambiente.

Tivemos uma apresentação da escola técnica SAPE que mostrou uma placa de energia solar e também apresentaram um novo modelo de coletor de recicláveis, com os professores Elbio, Ricardo e Carlos.


Pedro Monte explicou o trabalho realizado pela ACRAP: Associação de Catadores de Recicláveis de Além Paraíba enfatizando a importância deste trabalho.
 Os catadores foram homenageados durante o evento.

Houve exposição de artesanato como opção de reaproveitamento de resíduos.


 A Cooperativa de Produtores de Leite de Além Paraíba, representada por Paulo, mostrou o trabalho que é feito para filtrar o soro do leite de modo que não seja lançado no rio Paraíba.
O coordenador da Defesa Civil de Além Paraíba, Renato Miranda explanou os riscos que  o acúmulo de lixo e a desocupação desordenada podem oferecer para o município.
Em seguida, Fernando, que trabalha no combate  à dengue da secretaria de Saúde explicou sobre os perigos que o lixo pode trazer.

Após cada palestra houve oportunidade para perguntas onde os participantes tiravam suas dúvidas.

O Secretário de Obras Levindo Dias, representando a Prefeitura, falou sobre a coleta seletiva incentivando a todos para fazer sua parte em prol de uma cidade melhor.
O Seminário foi encerrado com uma grande corrente de oração em favor da cidade de Além Paraíba.

Como lembrança deste momento, os participantes receberam uma barra de sabão feita de gordura saturada. Também foi feita a coleta de materiais recicláveis, principalmente de garrafas pet.
Ficamos sensibilizados com a importância de cuidar melhor de nossa cidade!